A bancada do Ceará no Congresso Nacional se reuniu na quarta-feira, 26, em Brasília, para discutir temas importantes para o Estado, e contou com a presença de uma comitiva de vereadores e vereadoras do Ceará e parte da diretoria da UVC.
Conforme o coordenador do grupo, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), o objetivo do encontro é tratar a questão da Serra da Ibiapaba. Há um embate entre Ceará e Piauí sobre a linha divisória entre os estados. Ao todo, 13 municípios e 25 mil cearenses “podem se tornar” piauienses, caso as terras sejam transferidas ao estado vizinho. O caso está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria da ministra Cármen Lúcia. A ação foi movida pelo governo piauiense em 2011 e, desde então, já foram gastos R$ 6,910 milhões dos cofres piauienses com o processo.
“Nossos vereadores e vereadoras que estão participando da Marcha dos Vereadores participaram de uma reunião com o Deputado Eduardo Bismarck e a bancada cearense da Câmara Federal. Na pauta: litígios de limite entre Ceará e Piauí, e as demandas do legislativo municipal, onde os vereadores puderam falar sobre suas regiões e municípios”, destacou sobre a pauta, o presidente da UVC, Toim Braga.

O encontro contou com a participação de deputados federais, vereadores, prefeitos e outras autoridades do Estado. Também esteve presente o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSDB).
