O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da secretária do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Olinda Marques, visitou, na manhã do último sábado (10/11), o Residencial Luiz Gonzaga. O empreendimento, em construção no bairro Ancuri, é considerado o maior do País incluso na modalidade do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades.
De acordo com o cronograma estipulado, 1.760 unidades habitacionais deverão ser concluídas até o fim de 2018. Neste atual estágio, as obras, que reúnem recursos do Governo Federal, do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, ultrapassam o percentual de execução de 90%.
Segundo o Prefeito, a entrega das chaves às famílias está prevista para o primeiro semestre de 2019. “Muito provavelmente, até dezembro, teremos 100% da obra concluída. Até o fim do mês de março de 2019, nossa expectativa é de que as famílias já estejam morando em suas casas. Cada contrato é individual. A Caixa Econômica vai convocar cada morador e associação para a assinatura dos contratos, isso segue para um contrato cartorial, retorna à Caixa para avaliação e, então, as unidades habitacionais serão entregues”, explicou.
A titular da Habitafor, Olinda Marques, apontou as iniciativas intersetoriais que visam à garantia da qualidade de vida das famílias do entorno. “Estamos nos preparando para receber as famílias com dignidade. A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado já licitaram uma Areninha, os moradores contarão com uma Escola de Tempo Integral, um CEI com duas creches e uma escola profissionalizante. Além disso, o posto de saúde Osmar Viana já em funcionamento”, acrescentou.
Paralelamente, serão desenvolvidos trabalhos sociais que estimulem a integração entre as famílias. Além disso, visando à permanência e à tranquilidade dos moradores, o Governo do Estado do Ceará continuará investindo em ações voltadas à inteligência.
Cooperativismo e Participação Popular
O Residencial Luiz Gonzaga é um exemplo para o estímulo ao cooperativismo e à participação da popular na perspectiva. O empreendimento conta com o envolvimento direto de entidades como Cearah Periferia, Habitat e Federação de Bairros de Favelas de Fortaleza.
“Além de entregar a casa própria para quem precisa, nós estamos apostando em um novo arranjo institucional, com a participação dos movimentos habitacionais, organizando a demanda, escolhendo o projeto, acompanhando a execução e administrando a entrega da obra, com o apoio político, financeiro e de gestão da Prefeitura e do Governo”, finalizou Roberto Cláudio, destacando, ainda, a importância do trabalho das construtoras envolvidas.
Residencial Luiz Gonzaga 2
Durante a visita, o prefeito Roberto Cláudio anunciou que, até dezembro, será autorizada a obra do Residencial Luiz Gonzaga 2. Para a finalidade, a Prefeitura de Fortaleza conseguiu viabilizar R$ 12 milhões de contrapartida para a construção de mais 900 unidades habitacionais.