Na manhã de sábado (13), o secretário de agricultura, Gildomar Gonçalves, acompanhado do assessor do gabinete da prefeita Laís Nunes, Cícero do Alto, estivemos na propriedade do senhor José de Simplício, na comunidade de Cruzeirinho, para acompanhar mais um método de reprodução do Programa Municipal de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino.
Desta vez, o método escolhido pelo produtor rural, foi a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que trata de uma biotecnologia reprodutiva que vida elevar a eficiência reprodutiva dos rebanhos por meio da indução e sincronização da evulação das fêmeas através de protocolos hormonais.
“É importante ressaltar que o programa de melhoramento genético do rebanho bovino, criado e lançado em 2022, também trabalha o método de inseminação através do Cio Natural, que acontece nas fêmeas com intervalos de 18 a 24 dias, e dura em média de 6 a 20 horas, com apresentação dos seguintes sinais: Inquietação do animal, perda de apetite e isolamento das companheiras”, explicou o secretário.
Nestes casos é necessário que o produtor avise o Técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, para que possa realizar a inseminação artificial.
“A inseminação artificial é a tecnologia mais simples e rápida para promover o melhoramento genético do rebanho, vez que a técnica consiste no controle de doenças, prevenção de acidentes, zootécnico e padronização do seu rebanho”, disse o técnico do município, Mateus Chagas.
Acompanharam o método de reprodução os alunos do Clcurso de Medicina Veterinária da UNiVS, Matheus e Kauan.