A noite de quinta-feira (13) ocorreu o lançamento oficial do livro “Russas: 200 anos de emancipação política”, em sua 2ª edição, sendo bastante prestigiado pela sociedade russana e presença do prefeito Sávio Gurgel.
“A noite desta quinta foi marcada pelo lançamento da obra literária “Russas: 200 anos de emancipação política”, do querido historiador Limério Moreira da Rocha (In Memoriam). O autor, filho de Russas, já se dedicava há tempos a imortalizar a memória do povo russano por meio de suas obras que retratam a história da nossa gente. Esse é o poder da educação e da cultura em Russas”, postou Sávio em suas redes sociais.
Essa é mais uma bra de autoria do escritor, anteriormente ele já havia lançado os livros: Russas: sua origem, sua gente, sua história, lançado em 1977, Usina Beltrão/Fábrica Tacaruna: um século de existência, 1ª edição lançada em 1991, Russas: 200 Anos de Emancipação, no ano 2001. “Usina Beltrão/Fábrica Tacaruna: um empreendimento pioneiro” 2ª edição publicada em 2011 e “Provisões Eclesiásticas do Ceará (1773-1843)”.
Limério Moreira da Rocha é russano (1931), radicado em Recife, graduado em Ciências Sociais, licenciado, bacharel e pós graduado em História, com especialização em História do Brasil e da América, pela Universidade Católica de Pernambuco. Titular, também, de 18 cursos de extensão universitária. Lecionou, por vários anos, na Fundação de Ensino Superior de Olinda, sócio efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano; sócio correspondente do Instituto Histórico do Ceará e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Sócio da Casa dos Amigos de Russas e sócio correspondente da Academia Russana de Cultura e Arte(ARCA). Portador das Comendas “100 anos do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano” e “Dom Lino Deodato”.
Limério Morreira da Rocha faleceu em 2021, no dia 13 de Fevereiro, na capital pernambucana, mas deixou sua última obra literária pronta.