Prefeita Milena Damasceno confirma Cavalgada de São Sebastião em Ipu no dia 18 de janeiro
Prefeita Milena Damasceno confirma Cavalgada de São Sebastião em Ipu no dia 18 de janeiro
previous arrow
next arrow
Banner
Cidades Notícias

O canto da natureza e a ciência do sertão: 30º Encontro dos Profetas da Chuva une tradição e esperança em Quixadá

O Sertão Central cearense se prepara para um dos eventos culturais mais significativos do país: o 30º Encontro dos Profetas da Chuva. Uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, que já se consolidou como o maior do gênero no Brasil, que este ano  celebra três décadas de preservação do conhecimento tradicional e da sabedoria popular que interpreta os sinais da natureza para prever a quadra invernosa.

Marcado para o dia 10 de janeiro no IFCE – Campus Quixadá, o evento é um marco no calendário cultural da região, simbolizando a esperança de um bom inverno e a resistência de um saber ancestral.

O Encontro dos Profetas da Chuva, realizado anualmente desde 1996, não é apenas uma reunião de fé e tradição; é um palco onde a observação milenar se encontra com a expectativa científica e social. Os profetas participantes, vindos de todo o estado do Ceará, Piauí e Paraíba, utilizam métodos diversificados que misturam a observação do comportamento de aves migratórias, a interpretação de sinais celestiais, a leitura de plantas e até mesmo sonhos e visões, em uma rica tapeçaria de crenças indígenas e práticas religiosas.

Nesta 30ª edição, o evento contará com a participação de 30 profetas que apresentarão suas previsões para a quadra invernosa de 2026. A quadra chuvosa no Ceará, que se concentra historicamente entre fevereiro e maio, é vital para a agricultura e o abastecimento hídrico do semiárido e a precisão das previsões populares, muitas vezes surpreendente, reforça a importância deste conhecimento como um complemento valioso aos dados da meteorologia moderna.

O evento será conduzido por Helder Cortez, um dos idealizadores do encontro, que ao lado de João Soares, empresário de Quixadá, ajudou a transformar a reunião em um patrimônio cultural.

As celebrações do 30º Encontro se iniciam na sexta-feira (9), com o Festival Encanta Quixadá, evento que reunirá grandes nomes do repente e da viola do Sertão Central e do Ceará, como Guilherme Calixto, Jorge Macedo, Zé Vicente, Rubens Ferreira, Valdir de Lima, Jefferson Silva, Aldi Bessa e Chagas Bezerra, em uma noite de exaltação à cultura nordestina.

No sábado (10), o Encontro dos Profetas no IFCE (Campus Quixadá) será aberto com um gesto simbólico: o plantio de uma árvore no Jardim dos Profetas em homenagem à Rainha dos Profetas, dona Lourdinha (Maria de Lourdes Leite Lemos). Uma das mais emblemáticas figuras dos “Profetas da Chuva” do Ceará, sendo a primeira mulher a integrar o projeto tradicional. 

Em seguida, a Orquestra Sanfônica fará sua apresentação, antecedendo o solene cortejo dos profetas no Auditório, onde o coração do evento se manifesta com a apresentação das previsões para 2026. Durante todo o evento, o hall de entrada abrigará uma feira de artesanato e produtos orgânicos, valorizando o trabalho dos artesãos e agricultores da região.

O encerramento do Encontro será marcado por homenagens a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura regional e do semiárido: diretor-presidente do Grupo Cosampa, Jânio Costa; secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, deputado Fernando Santana; diretor-presidente do Grupo Samaria, Cristiano Peixoto Maia; ex-prefeito, empresário e grande apoiador do desenvolvimento econômico e cultural de Quixadá, Renato de Araújo Carneiro (In Memoriam); organizadora do Encontro dos Profetas de Pedro II – Piauí, Ivanilda Teixeira e o secretário da Cultura de Quixadá, Clébio Viriato Ribeiro. 

O 30º Encontro dos Profetas da Chuva é uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, com o patrocínio da Dakota,  Cosampa, Sistema Faec/Senar Ceará e Sindicato Rural. Apoio Cultural da Prefeitura Municipal de Quixadá, IFCE Campus Quixadá, Associação Cego Aderaldo de Arte e Cultura, Cagece, Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado através da Casa de Saberes Cego Aderaldo e Governo do Estado do Ceará.

A celebração dos 30 anos se estenderá até julho de 2026, com a inauguração de um monumento homenagem, uma peça de teatro, um mural comemorativo e a publicação de um livro, perpetuando a memória e a importância do Encontro.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé Granja Banner do Projeto Santa Quitéria