“No Ceará, pelo menos três mulheres são vítimas de violência no Ceará por semana! Para além desses dados, estão os crimes de gênero no meio virtual. Não podemos fechar os olhos para essa realidade”. Foi assim que a segunda secretária da Mesa Diretora da Assembleia, deputada Juliana Lucena (PT), anunciou o PL 335/2023, que institui o Dia Estadual de Combate aos Crimes contra a Mulher na Internet. A petista usou a tribuna para destacar a proposta durante solenidade alusiva ao Dia da Mulher.
De acordo com a parlamentar, a escolha do dia 7 de fevereiro se dá pelo transcurso do Safer Internet Day, data internacional que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para criar um ambiente virtual mais responsável e seguro.
“A instituição da data vem para fomentar a discussão e as ações de combate a este tipo de crime. E pode, também abranger iniciativas alusivas para garantir a mobilização social acerca do tema. Órgãos do poder público poderão a partir da instituição da celebração unir forças na busca de ações que inibam a violência digital contra a mulher”, justificou.