O fim de semana foi marcado pelas convenções partidárias que oficializaram os nomes que disputarão a eleição suplementar em Santa Quitéria, marcada para o dia 26 de outubro. Três candidaturas foram confirmadas: Cândida Figueiredo (UB), Drª Lígia (PT) e Joel Barroso (PSB).
A nova eleição ocorre após a cassação do mandato do prefeito Braguinha, decisão que levou o Tribunal Regional Eleitoral a convocar o pleito.
Os candidatos e seus apoios:
• Drª Lígia (PT) – médica, aposta em seu perfil de renovação e na bandeira de mudança para o município. Conta com o apoio do deputado federal Yury do Paredão (MDB), ampliando seu arco de alianças.
• Cândida Figueiredo (UB) – ex-deputada estadual e esposa do ex-prefeito Tomás Figueiredo, apresenta sua experiência política e articulação em nível estadual. Tem o respaldo do deputado Federal Moses Rodrigues e do prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, fortalecendo sua candidatura no interior.
• Joel Barroso (PSB) – presidente da Câmara Municipal e filho do prefeito cassado, Braguinha, aposta na continuidade da base política do pai. Recebe o apoio do deputado federal Robério Monteiro e dos deputados estaduais Jeová Mota e Almir Bié, consolidando força entre lideranças regionais.
CLIMA DE DISPUTA
Com pouco mais de 30 dias de campanha, a corrida promete ser intensa. A presença de lideranças estaduais e federais deve aquecer ainda mais o cenário político, tornando a disputa bastante acirrada e mobilizando a população local.
Agora, Santa Quitéria vive a expectativa de uma eleição curta, mas decisiva, que definirá os rumos da gestão municipal até 2028.