Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
previous arrow
next arrow
Banner
Educação Notícias

Semiárido terá preferência na instalação de centros universitários

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados vota hoje, 08/06, projeto de lei do deputado Domingos Neto que estabelece preferência para instalação de centros universitários em municípios integrantes do semiárido e de núcleos de desertificação. A matéria já foi aprovada na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia e recebeu parecer favorável do relator, deputado Daniel Coelho, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Se aprovado o parecer, o projeto será apreciado no Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, antes de seguir para o Senado. Por tramitar em regime conclusivo, de acordo com o Art. 54, do Regimento Interno, o projeto dispensa a apreciação em plenário.

Domingos Neto afirma que a medida busca criar políticas públicas que contribuam com a erradicação da pobreza e da marginalização e redução das desigualdades sociais e regionais. O projeto visa ainda promover a pesquisa científica sobre o fenômeno da desertificação, com objetivo de, estudando sua dinâmica, suas causas e efeitos – sociais e econômicos, orientar e fomentar a melhoria da qualidade de vida das pessoas, reduzindo desigualdades e promovendo o progresso das regiões.

De acordo com o projeto, a criação de Centros Universitários será feita por credenciamento de Faculdades já credenciadas, em funcionamento regular há, no mínimo, seis anos, e que tenham obtido conceito igual ou superior a quatro na avaliação institucional externa, no ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) imediatamente anterior.

Apreciado, e votado, em dezembro de 2015, na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, a matéria recebeu uma emenda do relator, deputado Cacá Leão, adicionando à proposta, a determinação de que os cursos a serem oferecidos pelos centros universitários serão, preferencialmente, voltados ao desenvolvimento das técnicas de convivência com a semiaridez, desenvolvendo pesquisas acadêmicas e projetos sociais na comunidade local.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja