Que o balé clássico é uma das mais belas expressões de arte existentes, quase todo mundo concorda. Mas você sabe quais os benefícios desse estilo de dança para a saúde? E quanto aos cuidados a serem adotados para a prática? E será que todas as pessoas com saúde em dia podem praticar? São algumas das perguntas a serem respondidas pela professora de dança do Sesc, Maria Carolline Alves de Araújo, professora de Balé na escola Educar Sesc Juazeiro do Norte e de Dança de Salão e de Balé na unidade Sesc Juazeiro.
O balé clássico é uma modalidade que trabalha corpo e mente. Ele nos ajuda a melhorar a flexibilidade, a resistência corporal e a queimar calorias, influenciando diretamente na melhoria da frequência cardíaca, fortalecendo os ossos e a musculatura. Além disso, aprimora as habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais.
Quais os cuidados necessários para a prática?
Cuidados com a postura, dentro e fora da sala de aula. Como trabalhamos diretamente com o corpo, é essencial para a prática uma boa postura, para evitar lesões.
Ter sempre as unhas dos pés bem cortadas, para não correr o risco de encravar e se machucar na hora de subir nas pontas dos pés, sempre executar os movimentos corretos e com precisão, juntamente com o capricho nos alongamentos são medidas de segurança importantes.
A idade inicial é a partir dos três anos de idade, mas na fase adulta, sem nunca ter praticado balé e querendo começar, a dica é iniciar sem pressa, com muita disciplina e uma boa frequência nas aulas.
O balé é composto por cinco posições de braços e pernas. E os passos mais conhecidos, usados na iniciação e na maioria das coreografias são:
Turmas e horários Sesc Juazeiro:
Turmas Educar Sesc (Rua Noêmia Cruz Landim, 11. Santa Tereza, Juazeiro do Norte – CE):
Às segundas, quartas e sextas-feiras:
– Balé Preliminar – 6 a 12 anos.
Turmas Sesc Matriz (R. da Matriz, 227. Centro, Juazeiro do Norte – CE)
Às segundas, quartas e sextas-feiras:
Horários: das 15h às 15h50 e das 16h às 16h50