Tauá realiza Conferência da Pessoa Idosa e recebe propostas para a dignidade no envelhecer
O município de Tauá promoveu nesta sexta-feira (27) a III Conferência Municipal da Pessoa Idosa, etapa local do evento nacional previsto para o segundo semestre. O encontro reuniu representantes do poder público, sociedade civil e especialistas para debater políticas voltadas ao envelhecimento digno.
A prefeita Patrícia Aguiar reforçou o compromisso com a causa: “Envelhecer em Tauá é viver com dignidade e cidadania”. Ela destacou o programa “Maior Cuidado” e o fortalecimento da rede de proteção, com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa ativo, legislação específica e Fundo do Idoso regulamentado.
A vice-prefeita de Fortaleza e secretária da SDHDS, Gabriella Aguiar, também participou do evento. “A cidade ideal é aquela que acolhe todas as idades. Envelhecer bem é um direito”, afirmou. Ela chamou atenção para o crescimento da população idosa no Brasil, especialmente em Tauá, onde 13,43% da população — cerca de 8.225 pessoas — são idosos.
Durante a conferência, foram apresentadas propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, com foco na ampliação de direitos, combate ao preconceito etário e fortalecimento das políticas públicas para a pessoa idosa.

