A Secretaria Municipal da Saúde realizou o “Dia D” de vacinação contra o sarampo e a poliomielite.
Durante todo um dia, as unidades de saúde do município estiveram abertas para atender o público-alvo da campanha: crianças de 1 a menores de 5 anos de idade. De acordo com a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização, Mirna Garcia, após a ação do dia D, 69% das crianças atendidas pela campanha foram imunizadas em Solonópole.
O número é superior a atual média nacional, que é de 40%, mas ainda inferior a meta estabelicida pelo Ministério da Saúde, de 95%.
”Os profissionais trabalham empenhados, mas é preciso que a população se sensibilize e leve as crianças aos postos para receberem a imunização. Há casos de sarampo registrados nas regiões norte e sul do país, é preciso ter atenção. Prevenir também é uma maneira de demonstrar amor”, conclui Mirna.
A campanha encerra dia 31 de agosto.
Casos de sarampo
De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano, a campanha de vacinação é “indiscriminada” — ou seja, crianças que já foram vacinadas devem receber novas doses. O objetivo é reforçar a imunização e criar uma barreira de proteção contra as doenças.
Desde fevereiro, foram confirmados 1.237 casos de sarampo, com seis óbitos no total. Outros 5.731 casos ainda estão sob investigação. A maioria ocorreu em Roraima e Amazonas, estados que registram surtos da doença.