Com uma programação gratuita e diversificada voltada para o público que gosta de quadrinhos, mangás, personagens da cultura pop e jogos eletrônicos, o Sistema Fecomércio, através do Sesc e Senac, participou de mais uma edição do maior festival de cultura oriental, geek e pop do Norte/Nordeste, o Sana Festival, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, no Centro de Eventos do Ceará.
No estande do Sesc e Senac, o público participou de palestras, workshops e oficinas. Também foi possível interagir com os principais personagens da Cultura Pop, além de contar com um ambiente voltado para a preparação de cosplayers, maquiagem, moda e acessórios.
A diretora regional do Senac, Débora Sombra, observa que através do Sana, é possível alcançar os jovens que estão escolhendo sua carreira, gerando uma importante oportunidade de mostrar o Senac e de contribuir no seu desenvolvimento profissional. “E, quando conseguimos alcançar esses alunos de forma lúdica e inspiradora, através de um festival como o Sana, despertamos ainda mais o interesse deles pelas novas carreiras, novas tecnologias e novas aptidões necessárias ao trabalho do futuro”, ressalta.
Além disso, a participação no Festival, segundo Débora Sombra, possibilita também conhecer mais sobre o que os jovens buscam, principalmente conhecimento nessa área da tecnologia e dos games. “O Senac, como instituição educacional, está sempre aprendendo. Para nós, o Sana é também um momento de troca e de simbiose entre o conhecimento que o Senac possui e as tendências que motivam os jovens de hoje, nos possibilitando cumprirmos nosso propósito educacional de forma eficiente e efetiva”, pondera.
Segundo o diretor regional do Sesc, Henrique Javi, o Sistema Fecomércio já é “cadeira cativa” do Sana e vai estar presente nas demais edições. Ele destaca que essa é uma parceria muito proveitosa, e em relação ao Sesc, permitiu fortalecer a ação que a Instituição promoveu na primeira edição da Mostra Sesc HQ, que aconteceu em 2022, em Pacoti.
Outro ponto positivo, destacado por Javi, foi a solidariedade. Durante os três dias de evento foram arrecadadas doações para o programa Mesa Brasil, que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social.
“É de uma relevância enorme participar de eventos como o Sana, é justamente quando o Sistema se mostra intergeracional, participando da vida do cearense em qualquer idade e em qualquer forma de se comunicar. E com o Sana, o público mais jovem pôde aproveitar tudo que o Sistema Fecomércio tem de riqueza na cultura e educação”, pontuou.