O recurso deve ser utilizado para garantir a melhoria da vigilância, através da aquisição de equipamentos de trabalho, fardamentos, gratificação aos profissionais e, possivelmente, na aquisição de um novo veículo para o setor.
O município de Solonópole, por meio da Secretaria da Saúde, recebeu um incentivo no valor de R$100.000,00 (cem mil reais) do Governo do Estado, por cumprir metas e alcançar parâmetros satisfatórios em ações de combate às arboviroses realizadas no período de julho a dezembro do ano passado.
O resultado da avaliação foi divulgado no mês junho, mas os recursos só foram destinados às contas municipais nesta semana. No total, 100 municípios cearenses, incluindo Solonópole, recebem a gratificação.
Entre os seis critérios exigidos pelo Estado estavam a criação do comitê municipal intersetorial de combate ao mosquito; monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses; cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município; e a apresentação do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018.
Em Solonópole, segundo a secretária Karise Pinheiro, o valor deve ser utilizado para garantir melhoria as ações de vigilância. “Devemos usar o recurso para garantir a melhoria da vigilância através da aquisição de materiais de trabalho, fardamentos, da gratificação dos profissionais e, quem sabe, até adquirindo um novo veículo para o setor”, concluiu a gestora.