Buscando alertar a população sobre o Câncer de Boca, a Prefeitura de Camocim, em ação desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenadoria de Saúde Bucal, está promovendo ações preventivas com palestras, rodas de conversa, exibição de fotos e vídeos, entrega de material educativo, além de orientação sobre o auto exame e realização de procedimentos de avaliação. Os encontros estão acontecendo nas escolas e Unidades Básicas de Saúde da Família, tanto na sede quanto na zona rural do município. O projeto, também orienta sobre os cuidados com a higiene bucal.
De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Fernando Fernandes, o objetivo é intensificar os trabalhos de prevenção e educação da saúde bucal de jovens e adultos, com foco na prevenção de doenças. “O Câncer de Boca tem como principais fatores de riscos, o uso do tabaco, bebidas alcoólicas e exposição excessiva à radiação solar. Diante dessa questão, a Prefeita Monica Aguiar determinou a abordagem do assunto com ênfase na prevenção e acompanhamento dos pacientes, nos casos detectados”, esclareceu.
Yuri Carneiro, Coordenador da Saúde Bucal de Camocim, ressaltou que a procura periódica pelo dentista ajuda na prevenção do Câncer de Boca e outras doenças. “Devemos ir periodicamente ao dentista. Essa atitude evita riscos à saúde bucal e ajuda na prevenção e tratamento de cáries, na detecção precoce de lesões cancerígena e outras enfermidades”, acrescentando que o Câncer de Boca é uma doença que afeta os lábios e a cavidade oral e está entre as principais causas de óbito por neoplasias. Camocim tem como profissões com maior risco de desenvolvimento da doença: agricultores; pescadores e pedreiros, pela exposição excessiva ao sol.
ACP de Camocim.