Estudantes do Curso de Enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, estão sendo contemplados em uma parceria com a Prefeitura de Camocim, através da Secretaria de Saúde, para estágio curricular em Unidades de Pronto Atendimento, CAPS e no Hospital Murilo Aguiar, assimilando um conhecimento presencial e técnico encontrado nas dependências e instalações da Rede Pública de Saúde da Cidade.
Os alunos são acompanhados por profissionais da sala de aula, tendo assim, um monitoramento técnico-científico no aperfeiçoamento de seus conhecimentos dentro da área da Enfermagem, visando aprimoramento não apenas pedagógico, mas cultural e social. O objetivo é oferecer aos futuros profissionais o aperfeiçoamento das competências desenvolvidas em seu curso técnico em sala de aula através da prática.
Há nove anos na cidade, a EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, oferece aos jovens o Ensino Médio, integrado ao curso técnico, dentre os cursos de destaque está o Curso de Enfermagem. Segundo, o Diretor-Fundador, Paulo Fontenele, uma das vantagens do curso são os estágios: “A parceria que se tem na cidade é muito boa. Esse vínculo formalizado com a administração municipal e mantido através do apoio da Prefeita Monica, onde ela dispõe, através da Secretaria de Saúde, todos os equipamentos de saúde do município, por meio dos CAPSs e as Unidades Básicas de Saúde, e também o Hospital Deputado Murilo Aguiar”, argumenta.
Os alunos, Talisson Pinto e Lorena Veras, estagiários, enfatizam a importância do acesso à prática nos espaços da Saúde do município. Talisson elogia: “Ressalto a relação entre a Escola, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde ao disponibilizar os nossos campos de estágio”. A oportunidade de estar exercendo seus conhecimentos dentro do município sem precisar sair da cidade para outro lugar, foi destacada pela estagiária Lorena Veras: “Se não fosse pela Administração do Município, nós não poderíamos estar aqui. Gerando assim mais custos financeiros, onde muita gente não tem essas condições, impossibilitando nosso acesso ao aprendizado e ao mercado de trabalho”, ressaltou.
Ainda esse ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) irá ceder seu espaço para o exercício da prática do Curso aos alunos.