Como sempre vem fazendo ano a ano, investindo na qualidade da educação do município, o prefeito Ecildo Filho, encaminhou em caráter de urgência urgentíssima mensagem com projeto de Lei Complementar de reajuste salarial dos profissionais do magistério do município de Mombaça. Ao realizar todo estudo com sua equipe de assessores técnicos o prefeito ousou e concede um aumento linear de 8%.
Em sua mensagem o gestor municipal ressalta que a Portaria Inteministerial MF/MEC número 8, de dezembro de 2016 projetou um decréscimo das receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (FUNDEB) para Mombaça no ano de 2017 de aproximadamente 13,7% relativamente ao exercício anterior. Ademais, o índice nacional para o reajuste do Piso Salarial do Magistério foi divulgado em 7,64% para o ano de 2017, sendo assim o reajuste para profissionais do magistério de Mombaça está acima do indicador nacional, fixando em RS 2.307,00 (40 horas).
Mesmo diante da crise financeira que o momento impõe as gestões municipais, o salário do professor em Mombaça em 2017 será entre R$ 1.153,56 e RS 2.724,63 (pós-graduado com 40 h).