O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, votou a favor do retorno de Ednaldo Lavor (PSD) e Franklin Bezerra (PSDB) ao comando da Prefeitura de Iguatu. O ministro votou na última sexta-feira, 6, quando o julgamento começou a tramitar no TSE, mas o voto só foi divulgado agora com a publicação da certidão do julgamento. Alexandre acompanhou o voto da relatora do processo, ministra Cármen Lúcia.
Ednaldo e Franklin aguardam agora os votos dos ministros Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares e Nunes Marques. Esse último pediu vistas (mais tempo para analisar o processo) e tem um prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30.
ENTENDA O CASO
Em julho do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) votou pela cassação dos então gestores de Iguatu por abuso do poder e pelo desvio de finalidade do uso da mídia institucional da Prefeitura. A prática ocorreu entre janeiro e maio de 2020.
Ednaldo e Franklin tiveram os mandatos cassados, mas apenas Ednaldo foi considerado inelegível por oito anos, com a data começando a contar a partir das eleições de 2020. O prefeito recorreu da decisão.
Atualmente, o município é administrado interinamente pelo presidente da Câmara Municipal, Ronald Bezerra (Republicanos).