A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, concluiu o ciclo de escutas populares para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 com uma audiência pública bastante participativa. O encontro, realizado na última quinta-feira, 31 de julho, lotou o Salão de Atos da URCA e marcou a validação das propostas prioritárias apresentadas pela população para os próximos quatro anos.

Com o prefeito André Barreto em agenda oficial em Brasília, o evento foi conduzido pelo vice-prefeito Leitão Moura e contou com a presença do chefe de gabinete Lima Júnior, de secretários municipais e do reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Carlos Kleber de Oliveira.
Durante a audiência, técnicos da Prefeitura e cidadãos debateram e definiram as principais ações para diversas áreas. No campo da Cultura, destacam-se a restauração do acervo do Museu Histórico do Crato e a reforma do Teatro Salviano Arraes. Na Assistência Social, a prioridade será a implantação de novos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Já na Educação, foram elencadas ações como a construção e reforma de escolas de tempo integral e a introdução de novas tecnologias educacionais. Na Saúde, destacam-se propostas como a ampliação de especialidades no CEO, qualificação do pré-natal, parto e puerpério, além da aquisição de próteses e equipamentos de locomoção.
Todas as propostas priorizadas estarão disponíveis, em breve, na plataforma Participa Crato, onde a população poderá acompanhar a execução das ações.
A Secretaria de Planejamento e Gestão ressalta que o processo de escuta teve início nos encontros territoriais e incluiu fóruns temáticos, além de uma consulta popular digital, fortalecendo o caráter democrático da gestão municipal. As contribuições da população foram analisadas em conjunto com diagnósticos técnicos baseados em dados oficiais, garantindo a viabilidade e relevância das propostas selecionadas.
O Projeto de Lei do PPA será finalizado e enviado à Câmara Municipal até o dia 31 de agosto. Para a gestão municipal, o planejamento participativo é essencial para assegurar a aplicação eficiente dos recursos públicos, promovendo o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população cratense.