A prefeita afastada de Hidrolândia, Iris Martins, vem sendo investigada novamente pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública – PROCAP. Dessa vez, a denúncia é em decorrência das péssimas condições dos ônibus escolares que conduzem os alunos da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com a denúncia do MP-CE, a prefeita afastada Iris Martins, juntamente com o secretário de Educação exonerado, Raimundo Rodrigues de Oliveira, contrataram por meio de licitação a empresa AVAM SERVIÇOS EIRELI para prestar serviços de transporte escolar em maio de 2022, ainda sob a gestão de Iris Martins.
No entanto, os ônibus utilizados no transporte escolar não têm condições suficientes para acomodar as crianças, sendo que em alguns veículos quatro ou cinco estudantes dividem o mesmo assento, sem ao menos usar o cinto de segurança, com grandes chances de ocasionar uma tragédia com os alunos transportados.
Além disso, há existência de inúmeras irregularidades no transporte escolar municipal, como por exemplo, veículos sem vistoria do órgão de trânsito, motoristas inabilitados para a modalidade, transporte de passageiros comuns juntamente com os alunos, alguns veículos sem o emblema obrigatório referente ao Transporte Escolar, entre outras.
Agora, a prefeita afastada terá que responder mais essa denúncia, enquanto o Ministério Público apura o caso para tomar as medidas legais.
Relembre o caso do afastamento da Prefeita de Hidrolândia:
Em dezembro de 2022, a prefeita e o secretário de finanças de Hidrolândia foram afastados das funções por 180 dias devido a uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE). Os gestores foram afastados após a ordem de bloqueio das contas, por cometerem crimes de responsabilidade, além de associação criminosa e fraude em procedimento licitatório visando obter vantagem. Na denúncia, a prefeita e o secretário se utilizaram de identidades “laranjas”, incluindo parentes da gestora máxima da cidade, para a realização de contratações no Município.