Deputado Simão Pedro avança tratativas em Brasília para garantir regularização fundiária de áreas do DNOCS
Deputado Simão Pedro avança tratativas em Brasília para garantir regularização fundiária de áreas do DNOCS
previous arrow
next arrow
Banner
Cidades Notícias

CANINDÉ: Justiça determina desobstrução de espaços públicos sob pena de multa e cassação de alvará

Um problema antigo, de mobilidade urbana, começa a ser resolvido de forma judicial em Canindé, uma das cidades mais movimentadas do Interior do Ceará.

O juiz da 1ª Vara da Comarca deste município, Antônio Josimar Alves, determinou a retirada de qualquer obstáculo que impeça a livre e segura circulação de pedestres. O magistrado, que também está respondendo pela 2ª Vara de Justiça local, ainda determinou a aplicação de multa para quem insistir em desobedecer à medida.

Caberá à Guarda Municipal, em conjunto com o setor da prefeitura municipal responsável pela fiscalização das obras e posturas, a missão de desobstruir as calçadas e outros logradouros públicos, como praças, ruas, avenidas e canteiros centrais. Mercadorias, mesas, cadeiras e quaisquer outros objetos não poderão mais ficar expostos nesses lugares. Havendo reincidência ou relutância, além da multa, o estabelecimento poderá ser fechado.

Disposto a resolver o problema definitivamente o juiz estabelece inclusive, além da interdição do local, a cassação do respectivo alvará ou autorização para funcionamento.

Ainda na decisão judicial, datada de 15 de dezembro passado, o magistrado justifica os flagrantes abusos no tocante a ocupação dos espaços públicos. Neles não há qualquer controle e desordenadamente, as  calçadas, praças, ruas e avenidas são ocupadas em detrimento do interesse coletivo, privilegiando interesses particulares, agindo os transgressores como se fossem donos dos espaços públicos, ferindo a legislação que rege o paisagismo e a higiene urbana para  adoção do seu parecer final.

Na ordem judicial determina ainda o prazo de 30 dias para a Guarda Civil Municipal, em conjunto com o Órgão de classe dos comerciantes e empresários, estabeleça locais e horários de carga e descarga de mercadorias no perímetro central da cidade, independente da fiscalização rotineira. O objetivo é coibir o estacionamento de veículos de carga em locais que obstrua ou dificulte o fluxo normal de veículos.

Fonte: O Diário Sertão Central

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja Banner do Projeto Santa Quitéria