Grupo GESTAR fortalece acolhimento às gestantes e entrega 40 kits natalidade no mês de novembro em Boa Viagem
Grupo GESTAR fortalece acolhimento às gestantes e entrega 40 kits natalidade no mês de novembro em Boa Viagem
previous arrow
next arrow
Banner
Notícias

Audiência Pública debate Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016

Em consonância com o que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (101/2000), aprovada em 2000, pelo Congresso Nacional, que introduziu  novas responsabilidades para o administrador público com relação aos orçamentos da União, dos Estados e Municípios instituindo mecanismos de transparências fiscal e controle social dos gastos públicos, a Prefeitura de Mombaça realizou, dia 10 de abril, no Plenário José Joaquim de Sá e Benevides, da Câmara Municipal, Audiência Pública para discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do Exercício de 2016, cuja receita total está estimada em 78 milhões de reais.

A LRF em seu art. 48 prevê que a transparência será assegurada também mediante incentivo à participação  popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamento.

A audiência foi aberta pela presidente da Câmara Municipal, vereadora  Elidiana Carvalho, que ao saudar os presentes passou a condução dos trabalhos para o secretário de Finanças, Fernando Antonio Lima Cruz. Em sua participação Fernando Cruz prestou esclarecimentos sobre o papel da sociedade na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município e a importância do ato de participar na elaboração da mesma, constituindo-se em uma ação de cidadania. Salientou que a população, sempre que convocada, deve participar das audiências públicas como forma de fazer valer os seus direitos constitucionais e dar voz aos anseios e às demandas das comunidades onde residem, além da importância dos vereadores, legítimos representantes do povo, terem pleno conhecimento do orçamento do município para obterem embasamento em seus questionamentos e propriedade em seus requerimentos que atenderão às demandas daqueles por eles representados.

Ao final da apresentação foi aberto espaço para que os presentes apresentassem propostas, reivindicações e dirimissem suas dúvidas com relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O secretário de Finanças Fernando Antonio Lima Cruz solicitou que todos preenchessem o questionário distribuído com a definição de suas prioridades, em ordem de importância, em cinco eixos ou atividades: educação, saúde, desenvolvimento ambiental, assistência social e infraestrutura.

A audiência contou com a participação de secretários municipais, vereadores, comerciantes, representantes de associações comunitárias, entidades civis e o público em geral.
Colaboração: Carlos Audi/Fernando Cruz

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja