O Programa Um Milhão de Cisternas, o P1MC, lançado pelo Governo Federal nos anos 2000, visa atender a uma necessidade básica da população que vive no campo: ÁGUA PRA BEBER!
“Melhorar a vida das famílias que vivem na região semiárida do Brasil, garantindo acesso a água de qualidade é o principal objetivo do programa”, explicou o servidor Marcos Antônio do Gabinete da Prefeitura Municipal de Icó.
O Icó foi contemplado com uma demanda de 100(cem) Cisternas, onde serão distribuídas na zona rural do município, iniciando pelo Sítio São João, Mucururé, Poço da Pedra e São Paulo, no Distrito de Lima Campos.
“A capacitação com as comissões, tem por objetivo conhecer o projeto, cadastrar as famílias, já que a agenda tem por base o final do mês de outubro para todas as Cisternas serem entregues à população”, explicou o servidor Edilberto Lima do Gabinete da Prefeitura Icoense.
A construção dessas cisternas serão realizadas pela Instituição CDDH-AC – Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro, situado no município de Senador Pompeu.
“Por designação da prefeita Laís Nunes, nossa equipe do Gabinete do Palácio da Alforria, encontra-se a disposição dos técnicos e acompanhando toda a demanda das Cisternas em Icó”, esclareceu a Chefe de Gabinete Jequélia Alcântara.
O vereador Júnior Dantas, Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de lideranças políticas e comunitárias, se fizeram presentes na reunião que explicou como ocorrerá os trabalhos de construção e implantação das Cisternas no Município.
O projeto em Icó e na região é coordenado pelo Sr. Humberto de Sousa Vitor, da Comunidade Rural do Posto Agrícola.