Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
previous arrow
next arrow
Banner
Notícias Política

Aderlânia apresenta projeto de prevenção ao suicídio

A deputada estadual Aderlânia Noronha (SD) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a criação do Plano Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, com o objetivo de criar e manter, continuamente, um sistema telefônico gratuito para atendimento, 24 horas por dia, às pessoas em quadro depressivo, prevenindo e minimizando a evolução ao suicídio.

O projeto leva em conta o relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, que chama a atenção do governo para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública”, que não é tratado e prevenido de maneira eficaz. Segundo o estudo, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes.

“É lamentável o crescimento de suicídios em todo o Brasil. Infelizmente, a causa mais comum é um transtorno mental ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Além disso, não podemos esquecer as dificuldades financeiras ou emocionais que também desempenham um fator significativo para evolução do quadro que pode vir a culminar com a pessoa retirar a própria vida” – alerta a parlamentar.

Em apoio ao Plano Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, os órgãos envolvidos utilizarão a campanha nacional “Setembro Amarelo”, com o objetivo de potencializar as ações continuamente desenvolvidas pelo poder executivo em defesa da vida, com a intensa divulgação das diretrizes do plano, a fim de ampliar o seu alcance e sensibilizar a população quanto à valorização da vida e combate ao suicídio.

Reflexão e ação

“A semana servirá como um espaço de reflexão, avaliação, encaminhamento e discussão com a sociedade, a partir de ações específicas promovidas pela Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Esportes, como também por meio de parcerias com organizações não governamentais, associações médicas, movimentos sociais, religiosos e populares, que desenvolvam atividades de prevenção ao suicídio e de valorização da vida” – explica Aderlânia Noronha.

No mês de setembro, as palestras e seminários deverão priorizar os estabelecimentos de ensino médio e fundamental, em ação conjunta das secretarias de Educação e Saúde e das prefeituras municipais. No encerramento da campanha, no último domingo de setembro, será realizada a Caminhada Anual pela Vida, em todos os municípios cearenses.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja