Visita técnica discute implantação de base do Samu em Quiterianópolis 
Visita técnica discute implantação de base do Samu em Quiterianópolis 
previous arrow
next arrow
Banner
Notícias Política

Câmara de Tauá discute falta de perícias do INSS e dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência

Representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência e da Associação de Pessoas com Deficiência e Neurodivergentes de Tauá participaram da Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira (19), para debater as dificuldades enfrentadas pelo segmento no acesso às perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O grupo foi acompanhado pelo secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade, Luisté Vicente, que reforçou as demandas apresentadas e destacou a necessidade de maior sensibilidade e agilidade no atendimento às pessoas com deficiência.

Representando as duas entidades, a senhora Adaltiva Cidrão e o radialista Tomaz Jr. ocuparam a Tribuna do Plenário e relataram a dura rotina vivenciada por muitos beneficiários, que aguardam longos períodos pela realização da perícia e, em diversos casos, são obrigados a buscar atendimento em outros municípios. Segundo eles, além da espera, os deslocamentos geram altos custos financeiros e desgaste físico e emocional, especialmente para pessoas acamadas ou com deficiência severa, impossibilitadas de locomoção.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Alves, afirmou que o Poder Legislativo irá se somar às reivindicações apresentadas. Ele informou ainda que recebeu esclarecimentos da Agência do INSS de Tauá, dando conta de que atualmente dois médicos peritos estão realizando atendimentos presenciais no município e que, nos próximos dias, um terceiro profissional deverá reforçar o serviço.

Durante a sessão, vários vereadores participaram do debate e sugeriram o convite ao gerente da Agência do INSS de Tauá para comparecer a uma próxima sessão da Câmara, com o objetivo de esclarecer como o serviço está sendo disponibilizado e tirar dúvidas sobre o atendimento à população.

O gerente do INSS de Tauá, Vagner Reis, informou que segurados que possuem perícias agendadas para outras cidades podem solicitar o reagendamento para a agência de Tauá. O procedimento pode ser feito por meio da Central 135, pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente na Agência da Previdência Social do município.

Reportagem: Wilrismar Holanda

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé Granja Banner do Projeto Santa Quitéria