Gestão de Independência garante recursos para pavimentação asfáltica em Independência via Codevasf
Gestão de Independência garante recursos para pavimentação asfáltica em Independência via Codevasf
previous arrow
next arrow
Banner
Notícias Política

Eleições em Santa Quitéria são mantidas após decisão do Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão que cassou mandatos e decretou a inelegibilidade de candidatos envolvidos nas eleições de 2024 em Santa Quitéria. O caso foi analisado no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que apurava a prática de abuso de poder político e econômico, com forte influência de facção criminosa no pleito.

De acordo com o acórdão, ficou comprovado um conjunto robusto de provas que demonstraram condutas gravíssimas de coação, ameaças e intimidações a eleitores, além do envolvimento direto de agentes públicos e candidatos. Diante da gravidade dos fatos, a Corte rejeitou os recursos apresentados e manteve integralmente a sentença que cassou os mandatos e aplicou a inelegibilidade aos envolvidos.

Ao negar seguimento à tutela cautelar apresentada pela defesa (Processo nº 0600607-82.2024), o Tribunal reforçou que não havia plausibilidade jurídica nas teses levantadas. Com isso, ficou confirmada a cassação e a inelegibilidade dos candidatos envolvidos, mantendo válida a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

A determinação representa um marco no combate à interferência de organizações criminosas em processos eleitorais no interior do Ceará, reforçando a necessidade de garantir a lisura e a legitimidade do voto popular em Santa Quitéria.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé Granja Banner do Projeto Santa Quitéria