O Ceará lidera o ranking nacional de municípios reconhecidos com o Selo UNICEF, representando 17% do total de cidades contempladas no Brasil. A cerimônia de entrega ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro de 2024.
No Ceará, 158 municípios recebem o Selo UNICEF, em solenidade marcada para centro de Eventos, em Fortaleza. Essa certificação, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, destaca os importantes avanços em garantir os direitos de crianças e adolescentes em importantes áreas como educação, saúde, proteção social e inclusão. Entre os destaques das ações estão o combate à violência, a promoção de saúde mental, e o acesso a água limpa e saneamento.
Municípios como Boa Viagem, Camocim, Icó, Quixadá, Pedra Branca e Tauá, entre outros, implementaram programas inovadores e alcançaram números qualificáveis para conquistar o selo UNICEF, reforçando a importância de políticas públicas voltadas à infância e juventude. Representantes de diversas cidades participarão do evento para celebrar os avanços e reafirmar compromissos com o desenvolvimento social das próximas gerações.
Ao todo 923 cidades das regiões Norte e Nordeste – além do Norte de Minas Gerais e Mato Grosso – que mais avançaram nas políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024, o Ceará lidera do total de cidades reconhecidas. Essas cidades, onde vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de 0 a 19 anos, avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência – e conquistaram o Selo UNICEF.