Formar profissionais qualificados e atualizados não só com as tendências da Moda, mas conscientes das pautas que ditam as transformações no mercado, essa é o papel do Senac. Com foco na sustentabilidade, a turma de Costureiro do Senac Aldeota concluiu o curso no final do ano apresentando uma coleção baseada no conceito de upcycling – que consiste na criação de novas roupas e acessórios a partir do reaproveitamento do material de peças que seriam descartadas.
“A ideia central é transformar o produto ou material original em algo diferente e valorizado”, explica a instrutora de Moda do Senac Ceará, Sara Girão. Ela complementa: “gerando uma produção de baixo custo e sem utilização de componentes químicos”. A adoção desse conceito prolonga a vida útil da peça e evita o descarte e substituição da mesma.
Os 10 alunos e alunas criaram 10 peças tendo como base roupas usadas e sobras de tecidos, entre bolsas, saias, conjuntos, vestido e blusa. O conjunto Gen Z, por exemplo, se baseou na tendência da moda japonesa que surgiu em 1990-2000, chamada Harajuku, estilo de rua que se utiliza de diversas subculturas do leste asiático e não segue as tendências do Fast Fashion, pregando a liberdade e a auto expressão. Para construção da peça, foi utilizado um short que se transformou em minissaia; uma blusa social manga longa que virou uma regata de botões e um manguito; e de uma saia em desuso que deu lugar às polainas.
Ana Aragão, 38 anos, decidiu fazer o curso não só para aprender “a se virar”, mas para sair da rotina e aprender algo novo. “Eu não sabia nem pregar o botão em uma roupa e hoje eu posso dizer que sei costurar. Agora pretendo investir em mais cursos na área da Moda para me qualificar”, relata a ex-aluna, que trabalha na área de planejamento e gestão financeira. “Esse projeto integrador é a prova de que o curso qualifica realmente o profissional, é o resultado do nosso processo de aprendizagem”, afirma. Por fim, ela garante que “a experiência no Senac foi incrível. Me deparei com um laboratório de modelagem muito bem equipado, maquinário de qualidade, professora capacitada e equipe pedagógica que nos dá todo apoio durante o curso”.
Inscrições abertas – O Senac Aldeota está realizando matrículas para os cursos de Costureiro e Modelista. As aulas devem começar em março e há turmas nos períodos da manhã e da tarde. Mais informações em https://cursos.ce.senac.br/