Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
previous arrow
next arrow
Banner
Notícias Política

Procurador pede que justiça indefira registro de candidatura de vice de Elmano

O Procurador Regional Eleitoral Samuel Miranda Arruda, emitiu parecer pedindo o indeferimento, em caráter definitivo, do pedido de registro de candidatura da candidata a vice-governadora Jade Romero (MDB), que compõe a chapa do candidato Elmano Freitas (PT).

Segundo o procurador eleitoral, Jade que concorre à eleição, está inelegível, e a legislação prevê a desincompatibilização de servidor público que possui cargo em comissão é de três meses antes do pleito e pressupõe a exoneração do cargo comissionado, e não apenas seu afastamento de fato.

Em um trecho do parecer do procurador, ele declara: “A Licença Maternidade encontra respaldo no art. 7°, inciso XVIII da Constituição Federal, que prevê como direito das trabalhadoras a Licença à Gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias. Ainda, nos termos do art. 39, 83° da Constituição Federal, a Licença Maternidade deve ser estendida também às Servidoras Públicas. […] Ora, o instituto da Licença Maternidade visa salvaguardar a empregada em face de uma demissão arbitrária. Contudo, não há óbices para que a empregada/servidora peça voluntariamente sua exoneração, independentemente da motivação”.

Em seu parecer, o procurador diz ainda que, não pode a candidata fundamentar sua exoneração tardia com base em um instituto jurídico que visa respaldar o vínculo empregatício em face de demissão arbitrária. A guisa de ilustração, uma portaria que exonera um servidor não poderia surtir efeitos retroativos para descaracterizar a referida inelegibilidade, pela convalidação do ato de afastamento de fato. Destarte, não é plausível entender que a candidata não deveria cumprir na integra os termos da súmula 54 do TSE.

Finalizando sua síntese processual, Samuel Miranda conclui que “Ante o exposto, não preenchidas as condições de registrabilidade, manifesta-se o Ministério Público Eleitoral pelo indeferimento do registro de candidatura de Jade Romero”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja