O prefeito eleito de Quixadá, Ricardo Silveira, começou nesta segunda-feira (14) a anunciar os nomes que irão fazer parte de sua gestão a partir de 2021. O anúncio era aguardado com grande expectativa por grande parte da população quixadaense. Ricardo Silveira prometeu formar uma equipe de secretários com nomes técnicos em cada pasta.
O primeiro nome anunciado pelo prefeito eleito foi o do Secretário de Cultura, e o escolhido para comandar a importante pasta foi do Cineasta e Produtor Cultural quixadaense, Clébio Viriato. O nome extremamente técnico e conhecedor da classe artística e cultural, recebeu muitos elogios nas redes sociais. O anúncio foi feito ao lado do Secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, com quem Clébio Viriato tem laços estreitos e já vinha desenvolvendo trabalhos a nível estadual.
Conheça mais sobre o novo Secretário de Cultura de Quixadá
Clébio Viriato é natural de Quixadá, Diretor, Produtor e Gestor Cultural. Formado em Letras com Especialização Audiovisual em Meios Eletrônicos/UFC e Gestão de Serviços e Produtos Culturais/UECE. Iniciou suas atividades no campo cultural nos anos 80. Criou a Associação de Teatro Amador e Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá.
Na Secretaria de Cultura do Estado ajudou a implantar e foi Gerente do Sistema Estadual de Teatros. Dirigiu diversos espetáculos teatrais e criou o evento Quixadá Mostra Cinema. Publicou os livros “Quando as Lâminas Cortam”, “A Filha do Sertão” e “Cinema de Pedra”. É Membro da Academia Quixadense de Letras. A Estátua em homenagem a escritora Rachel de Queiroz é um projeto de sua realização, bem como, o restauro de várias pilastras do Açude do Cedro. Dirigiu os filmes “A Lenda do Gato Preto”, “O Auto da Camisinha”, “Ô Casamento”, “Magé” e “Camisinha Vale Ouro”. Produtor Executivo do documentário “Mãe de Santo, teu nome é Zimá”. Produziu os filmes “Corisco e Dadá” , “Campo Branco” , “Toda Garota” e “O passageiro pau de arara”.
Criação da Coordenadoria LGBTQI+
Ao lado do novo Secretário de Cultura de Quixadá, Ricardo Silveira, anunciou ainda, a partir de janeiro, a criação de uma Coordenadoria LGBTQI+, dentro da Secretaria de Cultura, para tratar dos assuntos pertinentes as classes. Essa era uma antiga demanda, que em gestões anteriores sempre foi desvalorizada e nunca recebeu a devida atenção da gestão municipal em Quixadá.