Em comemoração ao aniversário de 145 anos do distrito de Marruás, foi realizada na noite de quinta-feira, 5 de setembro, a Sessão Solene da Câmara Municipal de Tauá. O evento ocorreu na Vila de Marruás e contou com a presença de vereadores, lideranças e secretários.
A programação de aniversário iniciou-se na segunda-feira, 2 de setembro, com carros de som e café comunitário, sendo prolongada até sexta-feira, onde ocorreu uma maratona de atletismo e culminou-se no desfile Cívico da escola E.E.I.F Enéas Alves Mota.
Durante a solenidade, o Vereador e Presidente da Câmara, Valdemar Junior, agradeceu a oportunidade e a presença da população e das autoridades presente no evento: “Esse momento é suma importância para o nosso Distrito, pois completa 145 anos de muita história e alegria. Então me sinto agraciado com a ocasião e espero que essa singela homenagem do Poder Legislativo Municipal possa ficar gravado nos corações de todos. Precisamos buscar sempre enaltecer a importância dessa localidade para o nosso Município de Tauá”.
Atualmente o Distrito é o maior do Município de Tauá e conta com uma população de mais de 4.600 habitantes. Hoje um total 800 famílias residem na Vila de Marruás.
A solenidade em comemoração contou com a presença dos vereadores Presidente da Câmara Valdemar Júnior, Fátima Veloso, Fátima Guedes, Wellington Júnior, Alaor Mota, Chico Neto, Wellington Urbano, Edy Lincoln e Felipe Viana.
HISTÓRIA DO DISTRITO
Marruás foi colonizado por fazendeiros oriundos do litoral Pernambucano e Norte Rio Grandense, logo após se instalarem na região central, ao final do século XVII, sendo uma das mais antigas povoações da região. Marruás fazia parte da estrada das boiadas (estrada onde o gado, principal criação do período, era transportado para ser vendido em outras regiões), que margeava o riacho Favelas, onde se localizava Boa Vista, atual Vila de Marruás.
A construção de uma nova Capela, concluída no ano de 1822 e ampliada em 1874, coincide com a adoção de Santa Rita de Cássia como padroeira.
Em 02 de setembro de 1874, através de Lei Provincial, é criado o distrito de Marruás, anexado a São João do Príncipe. Esta condição se mantém na reorganização administrativa de 1911, mas parte de seu território (Carnaúba) se desmembra para o vizinho município de Maria Pereira, hoje Mombaça. Por decreto nº 1156 do governo do Ceará, de 04 de agosto de 1933, o distrito passa, também a pertencer ao vizinho município, retornando em 13 de setembro de 1934, por força de um novo decreto, de nº 1404.
Em 1963 é elevado a categoria de município pela Lei Estadual nº 6.663, retornando novamente a ser Distrito de Tauá em 1965.
Em Marruás foram localizadas gravuras rupestres, que estão no sítio arqueológico da localidade de Pitombeira.
O distrito apresenta o clima mais ameno do município em função de seu alto relevo. Os solos avermelhados são bastante apropriados ao cultivo do milho, garantindo a grande produção de grãos.
O Rio Favelas, afluente do Jaguaribe, corta toda a sua extensão e é sua principal fonte de fornecimento de água.
A festa de Santa Rita de Cássia, no mês de maio, é um evento tradicional que atrai grande número de filhos e visitantes à Vila, produzindo momentos de confraternização.
Por Nayane Torquato