Sérgio Aguiar homenageia os 120 anos da Agência da Capitania dos Portos de Camocim

A Agência da Capitania dos Portos em Camocim foi homenageada em sessão solene, na terça-feira (09/07), em razão dos 120 anos de sua instalação. O evento foi proposto pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT).

Segundo o parlamentar, a agência da Capitania dos Portos em Camocim desempenha relevante papel em toda sua área de jurisdição, com 52 municípios, incluindo uma considerada faixa litorânea de aproximadamente 200 quilômetros, que se estende dos municípios de Itarema até Chaval, além de quatro grandes rios, oito açudes e cinco lagoas.

“Hoje, estão registradas na agência cerca de três mil embarcações de pesca, esporte, recreio, transporte de passageiros e transporte de carga. São assegurados também o controle e a coalização da documentação de 300 armadores e mais de 10 mil aquaviários, números estes que justificam a importância desta organização militar na região do litoral cearense”, destacou o deputado.

O agente da Capitania dos Portos do Ceará em Camocim, Ricardo Corrêa Peixoto, resssaltou a impossibilidade de quantificar o número de pessoas salvas pelos profissionais da agência não apenas após o infortúnio, mas, sobretudo, pela orientação em não permitir que embarcações se lançassem ao mar à revelia da segurança da navegação. “As pessoas que não perderam as suas vidas são, sem dúvida, a melhor das estatísticas que a Marinha poderia apresentar”, disse.

Já a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, acentuou a importância dos cursos oferecidos pela Capitania dos Portos aos pescadores e aquaviários. “Ao terminar o curso, a Capitania entrega a carteira de pescador e de aquaviário, o que trará garantias previdenciárias também ao nosso homem do mar. Nós somos muito devedores a esses heróis pescadores que vão ao mar e trazem, a cada dia, o nosso pescado, que vai às mesas das famílias camocinenses”, ressaltou.

Para o capitão dos Portos do Ceará, Madson Cardoso Santana, um dos papéis mais relevantes da agência é levar o conhecimento e a importância da segurança para a navegação. “Nosso esforço ao ministrar os cursos utilizando a ferramenta de educação é para que os nossos aquaviários e pescadores – que têm o mesmo ambiente de trabalho que o nosso e que têm o mesmo instrumento de trabalho que é o ar – se façam ao mar com a maior segurança possível”, frisou.

Receberam homenagens o presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Camocim (Soamar), Márcio Glaidson Pereira de Sousa; o presidente da Soamar- Ceará, Meton César de Vasconcelos; o capitão dos Portos do Ceará, Madson Cardoso Santana; o comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Alan Guimarães Azevedo; e os capitães tenentes Henrique Pereira de Sousa e Ricardo Corrêa Peixoto. Também foi homenageado, “in memoriam”, o senhor José Hindenburg Sabino Aguiar. 

Participaram da solenidade, ainda, o presidente da Câmara Municipal de Camocim, César Veras (PDT); o cônsul honorário do Marrocos no Nordeste, Erivaldo Xavier Travassos; e o comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAM/CE), Alexandre Pereira da Silva.

Últimas Notícias

Prefeitura de Parambu adere ao Programa...

O Ministério da Educação...


GINGA TAUÁ 2019: FESTIVAL DE CAPOEIRA...

O Grupo União Capoeira, sob...


SEMANA DA CRIANÇA EM TAUÁ: TARDE...

A Prefeitura de Tauá...


Mais projetos para Icó: prefeita Laís...

A prefeita Laís Nunes e o...