Em 2019 a BrisaNet (empresa de telecomunicações) que oferece serviços de internet banda larga, TV e telefonia, passa por constantes falhas no sinal no município de Tauá, principalmente os serviços de internet.
Indo e voltando “fora do ar” a situação começa a preocupar usuários que ficam “na mão” com a ineficiência de serviços.
Costumeiramente oferece serviços com certa velocidade de tráfego de dados, e não deixa disponível sequer 10% do plano contratado, relatou alguns usuários em grupos de WhatsApp.
A operadora responde que pode ser falha no roteador local, pedindo que usuários liguem e desliguem o aparelho por determinado tempo, o que não resolve e em seguida tentam oferecer uma ampliação do plano de velocidade de dados, sendo que o cliente deve aceitar um novo período de fidelidade, que segundo o PROCON, não é permitido.
O que diz o PROCON
Pode haver fidelização por certo período se um benefício for em favor do consumidor, como por exemplo, descontos na aquisição do aparelho ou no valor da mensalidade (este não se enquadra, pois há planos com igual valor para novos clientes no mesmo valor para clientes antigos).
Em ambos os casos, clientes com prazo superior a 1 (um) ano de fidelidade com aparelho ou plano superior ou inferior ao contratado, estão fora desses critérios. Então consumidor, fique de olho e exija seus direitos.
Como reclamar?
Se você está insatisfeito com sua operadora de internet (wireless, banda larga, 3g, provedor de acesso) ou TV por assinatura, saiba como utilizar o site da ANATEL ou o telefone da ANATEL (1331) para fazer uma reclamação.
Se você está cansado da BrisaNet, Oi, Telefônica, Vivo, Claro, TIM, Brasil Telecom, Embratel, Net, Skype, TVA, etc. e não consegue resolver seu problema diretamente com o SAC destas empresas, saiba passo a passo como fazer a reclamação na ANATEL e resolver.
COMO FAZER RECLAMAÇÃO NA ANATEL
Só que a maioria dos clientes não sabe que a melhor forma de resolver os seus problemas não é no SAC da empresa e sim junto ao órgão regulador, a ANATEL (esta parte da ANATEL ainda funciona).
Inicialmente você tem que se cadastrar na opção “Ainda não sou cadastrado” e seguir todos os passos, para depois registrar a reclamação. Dá um pouco de trabalho, mas vale muito à pena, em menos de 24 horas alguém da companhia reclamada irá entrar em contato.
Como todo serviço do governo, tenha um pouco de paciência, já que é comum o site estar fora do ar, ou mesmo ser extremamente lento. Para quem teve dificuldades no site existe o telefone 1331, que é o mesmo serviço.