Os 10 anos de implantação da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) em Tauá foram celebrados nesta segunda-feira (11) com a realização de um seminário voltado para os profissionais da saúde.
“São 10 anos de Planificação da Saúde em Tauá. Uma palavra resume essa experiência pioneira no Ceará: revolução. Foi uma verdadeira mudança em todo o processo da atenção primária, com as equipes trabalhando de maneira integrada. Além da melhoria da qualidade dos serviços ofertados, houve também uma mudança no comportamento entre usuários e profissionais”, explicou Patrícia Aguiar.
“A coragem de vencer e ultrapassar obstáculos fez e faz Tauá ser exemplo. Se os gestor tiver espírito público, tem condição de superar desafios. Aproveito para agradecer ao deputado federal Domingos Neto que é um grande colaborador para o Sistema Único de Saúde”, destacou o ex-vice-governador Domingos Filho.
A deputada estadual Gabriella Aguiar destacou o pioneirismo de Tauá. “O que acontece em Tauá não acontece nos demais nos municípios e as conquistas precisam ser celebradas. Em Tauá, tem um SUS como ele deve ser e oferecendo um serviço de qualidade para a população”, disse a parlamentar.
O secretário do Conass, Jurandi Frutuoso, destacou que a Planificação está presente atualmente em 1.700 municípios de 21 estados e convidou Tauá para ser um centro colaborador. “Nos é motivo de orgulho saber que esse trabalho de expandiu e isso é motivo para mostrar para o Brasil todo que é possível melhorar. Existem dificuldades, mas estamos sempre evoluindo para a melhoria nos serviços prestados na área da saúde. Esse foi um projeto que virou realidade”, celebrou.
O município de Tauá foi escolhido em 2014 pela Organização Pan-americana de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Fiocruz, Escola Estadual de Saúde Pública e pelo Conass como Projeto Piloto Nacional para a Planificação da Atenção Primária à Saúde.