Todo mundo já escutou: “o importante é ter saúde!”. Esse “dizer” é levado à risca pela gestão municipal. Em Tauá existe uma rede de saúde forte e eficaz, que não para de crescer e se desenvolver. O nível de exigência é alto e não se medem esforços para garantir recursos e assegurar um atendimento de qualidade e de excelência para a população.
O olhar atencioso, cuidadoso e proativo faz a diferença para realização de ações que impactam positivamente no cuidado da saúde dos tauaenses. Atualmente, o Município conta com uma rede de serviços composta por um Hospital Regional (Dr. Alberto Feitosa Lima), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um Centro de Especialidade Odontológica (CEO), uma Policlínica, uma unidade do Laboratório Central do Estado (Lacen), uma Central de Assistência Farmacêutica, dois Centros Psicossociais, um CAPS II e um CAPS AD, equipe multiprofissional e 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o serviço de Urgência/Emergência do SAMU.

São 11 UBSs na zona rural e 8 na zona urbana, compreendendo 25 Equipes de Saúde da Família (ESF), estando 14 na sede e 11 na zona rural com uma média de 2.200 pessoas por equipe, alcançando 100% de cobertura. Dentre as 19 UBSs, quatro delas funcionam com a modalidade do Programa Saúde na Hora com horário de funcionamento estendido, ou seja, 60 horas por semana, de segunda à sexta-feira de 07 às 19 horas, de forma ininterrupta, totalizando seis ESFs. As demais funcionam no horário de 07 às 11 horas e de 13 às 17 horas.
