Considerado um ato de fé e penitência, mais de 2 mil pessoas participaram da 18ª Romaria do Senhor do Bonfim, em Icó. O evento religioso aconteceu na última quarta-feira (15), e reuniu romeiros do município e de diversas regiões vizinhas.
Bem tradicional no nordeste do Brasil, a romaria é um percurso realizado à lugares Santos e de devoção. Os romeiros participam por diversos motivos, mas, os mais visíveis é a devoção, agradecimento, pagar promessas e rogar por graças. Os participantes normalmente seguem o percurso a pé ou em veículos.
No Icó, os romeiros andaram cerca de 5 km até chegar ao espaço que está sendo construído o Horto do Senhor do Bonfim. Localizado no alto de um monte, o horto será mais um ponto turístico religioso do município. Após a missa de agradecimento, a Prefeita Laís Nunes afirmou que já foi realizado 70% da obra, e que a expectativa é que no próximo ano seja instalado a imagem do Senhor do Bonfim, com 33 metros de altura.
“Agradecemos a todos os participantes, colaboradores e toda a equipe de trabalho. A Romaria do Senhor do Bonfim foi mais um ato de fé, devoção e esperança”, afirmou o Frei Yêdo Ian, pároco do município de Icó.
A Romaria do Senhor do Bonfim é o início das festas religiosas de final de ano em Icó. Nos próximos dias o município celebrará a Imaculada Conceição (Monte), Nossa Senhora da Expectação (padroeira do município) e encerra com a tradicional festa do Senhor do Bonfim.