A Coordenadoria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (CGSuas), por meio da Célula de Vigilância Socioassistencial (CEVIS), da Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado do Ceará, divulgou, nessa quarta-feira (16), o resultado da 3ª Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância Socioassistencial. O município de Quixadá está entre os cinco melhores, destacando-se por suas boas práticas na área.
A 3ª Mostra de Vigilância Socioassistencial foi dividida em duas modalidades: boas experiências em vigilância socioassistencial junto aos Povos Originários e Comunidades Tradicionais, e boas experiências em vigilância socioassistencial relacionadas à Primeira Infância. Entre os municípios reconhecidos, Maracanaú, Boa Viagem, Horizonte, Camocim e Quixadá se destacaram e terão a oportunidade de apresentar suas iniciativas durante o IV Encontro Estadual de Vigilância Socioassistencial do Ceará.
Os cinco primeiros colocados terão 20 minutos para apresentação oral, utilizando recursos como slides, vídeos e banners. Já os demais municípios selecionados, incluindo Icapuí, Porteiras, Sobral, Pentecoste, Tamboril,
Jucás, Cruz, Morrinhos, São Benedito, Mauriti, Beberibe, Jardim, Redenção, Coreaú e Pindoretama, poderão expor seus trabalhos por meio de banners durante o evento.
A secretária de Assistência Social de Quixadá, Izaura Gomes, relata que o município foi destaque com um projeto piloto voltado para o acompanhamento do Programa Criança Feliz. “A assistência social tem por objetivo garantir direitos à população, a prevenção da violação dos direitos sociais e fortalecimento de vínculos sociais e familiares e para tanto contamos com a vigilância socioassistencial para subsidiar as ações de assistência social guinado-a onde centrar maiores esforços. Assim como, monitorar, avaliar e analisar os dados da política de assistência social. A premiação em questão trouxe temáticas específicas relacionadas aos Povos Originários e Comunidades Tradicionais e Primeira Infância para a inscrição e Quixadá está desenvolvendo um projeto piloto voltado para o acompanhamento do Programa Criança Feliz permitindo inovação tecnológica das visitas e processamento das informações. Destaco o cuidado e esforços da gestão com a primeira infância e assistência social”, disse.
É importante frisar que a 3ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial tem como objetivo identificar e dar visibilidade às iniciativas executadas pelos municípios do Ceará na área da vigilância socioassistencial, valorizar o trabalho das equipes técnicas, incentivar o aprimoramento da vigilância socioassistencial em todo o estado e promover a comunicação entre os municípios e o estado. Todos os municípios responsáveis pelas experiências selecionadas receberão certificados de reconhecimento.