O programa “Qualifica SUAS” é voltado para profissionais da Assistência social
Ao lado da primeira dama, Iaskara Silveira, da Secretaria de Assistencia, Izaura Gomes e do ex-Secretário de Assistência do Estado, Josbertini Clementino, Ricardo Silveira foi intitulado prefeito da Assistência, se tornando o primeiro gestor a garantir 1% da Receita Corrente Líquida (RCL) no financiamento do SUAS, transformando a Assistência Social em uma Política de Estado e não apenas de governo.
O projeto é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social de Quixadá e a gestão municipal. A ação é voltada para a qualificação e a melhoria do trabalho realizado pelos profissionais da assistência social do município.
A cerimônia de lançamento aconteceu em Guaramiranga e contou com a presença de profissionais da área e de secretários da gestão municipal.
Izaura Gomes, Secretária de Desenvolvimento Social destacou que o programa “Qualifica SUAS” irá trabalhar no sentindo de melhoria de quantitativo e qualitativo da secretaria.
“O Qualifica é no sentido quantitativo e qualitativo. Ou seja, é um programa de qualificação mesmo, de melhoria dos indicadores, e pra que eu melhore os indicadores eu preciso de profissionais capacitados”. Afirmou a secretária.
“Há anos usuários, trabalhadores, entidades e representantes governamentais, vem buscando a Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS no âmbito das conferencias municipais, e depois deste período de luta Quixadá é o primeiro município do Estado e do País a garantir um percentual mínimo para Assistência Social”, destacou o prefeito Ricardo Silveira.
Izaura finalizou afirmando que a autorização do programa dará a oportunidade para a realização de diversas ações ao longo do ano de 2023 e 2024.
COMPROMISSO
Durante a ação de lançamento, o Prefeito Ricardo também assinou um Projeto de Lei que será encaminhado para a Câmara com o objetivo de maior valorização do trabalho realizado pela secretaria de Assistência Social.
Segundo informações contidas no projeto, a Lei tem a finalidade de garantir que o repasse anual para a secretaria não seja menor do que 1% da Receita Corrente Líquida de Quixadá.
O projeto ainda destaca que o valor repassado será investido em politicas públicas da Assistência Social.