Na manhã desta quinta-feira, 18, cerca de 40 agropecuaristas da cidade de Tauá e 7 do município de Novo Oriente, partiram para a cidade de Taperoá, no estado da Paraíba, para um dia de campo na fazenda Carnaúba, tradicional fazenda que tem o trabalho de convivência com o semiárido com a criação de ovinos, destacando a raça Morada Nova, Somalis, Santa Inês, Rabo Largo, dentre outras.
O objetivo do Dia de Campo é transferir conhecimentos aos técnicos e produtores tauaenses sobre o manejo adequado de ovinos, caprinos, bovinos e a gestão da propriedade, além da produção do queijo feito do leite de cabra e de queijos artesanais. A visita proporcionará para os agropecuaristas o desenvolvimento da atividade com maior eficiência de recursos e sustentabilidade da produção.
“Esse de Dia de visita à fazenda Carnaúba vai nos trazer uma farta experiência e qualificação no manejo e produção de ovinos e caprinos. Além de um amplo conhecimento na plantação e manejo do capim bufo, palma forrageira, manejo das cabras de leite e os queijos artesanais”, destacou o secretário de Agricultura, Augusto Júnior.
Segundo a analista técnica do SEBRAE, Lourdenelle Lima, que acompanha a comitiva, o apoio da instituição se dá através do programa AgroNordeste, que foi criado para apoiar, capacitar e ampliar a eficiência dos pequenos produtores, promovendo eficiência, qualidade e desenvolvimento na área rural.
AGRONORDESTE DO SEBRAE
Tendo em mente a importância da produção familiar para o país e para a própria sobrevivência das famílias agricultoras, o Sebrae criou o programa AgroNordeste para apoiar, capacitar e ampliar a eficiência produtiva e o desenvolvimento comercial dos pequenos produtores do nordeste.
O programa possui uma estratégia voltada para a valorização de produtos com aspectos locais e para a preocupação ambiental desde o início do processo até o descarte final.
FAZENDA CARNAÚBA
A Fazenda Carnaúba é referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos. A propriedade de 960 hectares tem alto índices de produtividade e competência técnica na criação de raças nativas de caprinos, ovinos e bovinos, tanto de leite, quanto de corte.
Um rebanho formado por oito raças ovinas, Barriga Negra, Cariri, Morada Nova Pretas e Vermelhas, Jaguaribe, Cara Curta, Somalis e Santa Inês e mais dez caprinas, Parda Sertaneja, Moxotó, Graúna, Serrana Azul, Repartida, Canindé, Marota, Mucianas Pretas e Caobas, e Biritingas… e ainda duas raças de vaca zebu, Guzerá, Sindi, e mais uma de bos taurus, o gado Pé Duro! Some a essa diversidade um terroir rústico, onde os animais tiveram que se adaptar historicamente ao clima semi-árido da Paraíba. Em matéria de qualidade de leite, dá para imaginar a riqueza queijeira!
Diante das adversidades do semi árido, palestras sobre o uso da palma forrageira e outras soluções atraem os participantes. Paralelamente, há exposição e venda de animais e uma ampla programação cultural voltada para produtores rurais.
O dia de Campo na fazenda Carnaúba tem o apoio da Prefeitura Municipal de Tauá, através da secretaria de Desenvolvimento Rural, SEBRAE e da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns (Ascoci), que promovem essa capacitação.