Já estão definidos os cursos que serão ofertados pelo IFCE, nos próximos anos, no campus de Boa Viagem, que tem previsão de iniciar seu funcionamento no primeiro semestre de 2016. A escolha foi feita por meio de participação da população, durante audiência pública realizada dia 26 de novembro, no auditório do Núcleo de Artes de Boa Viagem. A audiência pública contou com a presença do reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, do prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, de vereadores, secretários, estudantes, membros da sociedade local e representantes de outros municípios circunvizinhos.
O pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Saraiva, conduziu os trabalhos da audiência pública e, após o debate e esclarecimento a cerca das ofertas, a comunidade apontou os cursos técnicos em Informática e Redes de Computadores e tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, no eixo de Informação e Comunicação; os cursos técnicos em Agropecuária e Agronegócio e tecnologia em Agroecologia, no eixo de Recursos Naturais; os cursos técnicos em Edificações e Desenho da Construção Civil e tecnologia em Construção de Edifícios, no Eixo de Infraestrutura; além do curso de Licenciatura em Química. Os cursos serão implantados gradativamente, após a inauguração do novo campus.
A escolha foi comemorada pelos presentes, como salientou o estudante Azarias Fragoso, que faz o 2º ano do ensino médio. Para ele, toda região sofre com a carência de professores na área de ciências e a escolha da Licenciatura em Química foi acertada e importante. “Hoje só temos uma pessoa formada em Química em toda Boa Viagem. Temos essa carência e a chegada desse curso é o começo de uma mudança. Ficamos felizes com essa escolha e esperamos que esse seja só o começo para virem outras, como Física e Matemática, por exemplo”, comentou.
O reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, enalteceu a escolhas dos cursos, ressaltando a importância da chegada dos campus do IFCE ao interior do Ceará. “Os investimentos em educação são os mais importantes e os que verdadeiramente proporcionam mudanças. Vamos iniciar os trabalhos de planejamento pedagógico para que, no menor espaço de tempo, possamos ofertar os cursos e formar jovens para contribuir com a mudança social dessa região”, frisou.
Após a realização da audiência pública, foi feita uma visita às futuras instalações do novo campus de Boa Viagem, cuja obra foi entregue pelo prefeito Fernando Assef e pelo reitor Virgílio Araripe.