A maior feira de ovinocaprinocultura do Ceará, o FestBerro 2024, começou oficialmente na noite desta quarta-feira (20), no Parque de Exposições Pedro Alexandrino, em Tauá, e prossegue até o próximo domingo (24). Essa é a 17ª edição do FestBerro e é o maior de sua história, com mais de 100 expositores e 500 animais, com atrações que incluem a feira de animais, vaquejada, Festival Cultural Terra dos Inhamuns, festival gastronômico, feira da agricultura familiar, a feira da mulher empreendedora e apresentações musicais nacionais.
A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, fez um balanço da política pública voltada para o desenvolvimento da agricultura no município. “No ano passado, lançamos o programa Tauá Agro Produtivo, que incluiu capacitação e a inserção de novas tecnologias para o aumento e a melhoria da agricultura. Nós já estamos vendo os resultados, porque sabemos que esse setor gera emprego e renda para milhares de famílias., e o FestBerro mostra isso. É uma construção coletiva”, disse Patricia.
O deputado federal Domingos Neto ressaltou que o FestBerro não é mais um evento estadual, é um evento nacional da ovinocaprinocultura. “Nós temos gente que veio de diversos estados. O FestBerro cresce a cada ano e se transformou num grande plano de negócio, gerando riqueza e movimentando a economia. Tauá tem curso de Medicina Veterinária, o único do interior do Estado; tem o abatedouro, com certificação estadual e em breve teremos a certificação nacional”, destacou.
O presidente estadual do PSD, Domingos Filho, fez uma retrospectiva do FestBerro e ressaltou o crescimento da feira e a importância da valorização da agropecuária da Região do Inhamuns. “Hoje, todo o Nordeste está representado aqui. É a prova que o homem é do tamanho dos seus sonhos e o FestBerro mostra a superação das dificuldades do homem sertanejo dos Inhamuns”, disse.