Na manhã deste sábado (20) o bispo da Diocese de Crato, no Ceará, Dom Magnus Henrique Lopes anunciou que o processo de beatificação de padre Cícero Romão Batista foi autorizado pelo Papa Francisco. O anúncio ocorreu no Largo Capela do Socorro, na cidade de Juazeiro do Norte, região onde Padre Cícero conquistou popularidade.
Em seu discurso Dom Magnus Henrique Lopes disse:
“Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil, é com grande alegria que eu vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do santo padre, o papa Francisco, uma carta do dicastério para a causa dos santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de servo de Deus“.
Quem foi Padre Cícero?
Padre Cícero nasceu na cidade do Crato, no dia 24 de março de 1844. Foi ordenado sacerdote no dia 30 de novembro de 1870. Desde então passou a exercer o seu ministério sacerdotal no serviço pastoral e no atendimento ao povo.
Certa vez, em um sonho, o padre reconheceu como se daria a sua missão na cidade de Juazeiro. Em um cenário como o da última ceia via diversas pessoas ao redor de Jesus e dos apóstolos, que sofriam com a seca no interior nordestino. De repente escutou Jesus falando a seguinte frase “e tu, Cícero, toma conta deste povo!”. Essas palavras marcaram a sua vida sacerdotal para sempre.
Faleceu em Juazeiro do Norte, no dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos.
Dom Magnus Henrique Lopes foi quem solicitou o pedido de autorização da beatificação de padre Cícero. O bispo entregou uma carta ao Papa Francisco em maio deste ano durante uma visita ao Vaticano.