O deputado Odilon Aguiar (Pros) afirmou que os crimes ocorridos nos Inhamuns estão ligados à organização do tráfico de drogas, e disse que a questão não deve ser municipalizada. “É uma luta de gangues e facções atrás de territórios de drogas, e isso está nos preocupando”, disse.
O parlamentar informou que está levando a problemática ao governador Camilo Santana e ao secretário de Segurança do Estado, Delci Teixeira, “para atuarmos de forma emergencial”. “Vamos tratar com o governador já na próxima semana”, disse.
Segundo ele, ações já estão sendo tomadas por meio da presença da equipe do Comando Tático Motorizado (Cotam), “para coibir a matança entre gangues de traficantes”. Outras medidas estão sendo adotadas, como a previsão de implantação do Batalhão do Raio a partir de janeiro na cidade. Conforme Odilon Aguiar, essas ações vão fortalecer o contingenciamento da Polícia de Investigação, através da Polícia Civil, Polícia Militar e Ronda do Quarteirão.
Citando como exemplo o município de Tauá, Odilon ressaltou que em 2014 houve redução no número de assassinatos no município, onde houve, conforme ele, oito homicídios naquele ano. “E isso se deve a ações do Governo do Estado e município”, disse.