Casa da Mulher de Independência é inaugurada e fortalece a rede de proteção às mulheres
Casa da Mulher de Independência é inaugurada e fortalece a rede de proteção às mulheres
previous arrow
next arrow
Banner
Cidades Notícias

Na hora de trocar apenas dois pneus deve se colocar os pneus novos na frente ou atrás?

Dunlop Pneus orienta motoristas sobre instalação correta dos pneus e manutenção preventiva para garantir desempenho e segurança nas estradas.

Uma dúvida comum entre motoristas na hora de trocar os pneus é: onde instalar os pneus novos, no eixo dianteiro ou traseiro? A Dunlop Pneus explica que, quando for realizar a troca de apenas dois pneus, a resposta é simples, mas indispensável para a segurança: os pneus novos devem sempre ser colocados no eixo traseiro.

Essa regra de ouro, válida para veículos de tração dianteira, traseira ou integral, existe por um motivo simples: a traseira está diretamente ligada à estabilidade do carro e ao controle em emergências. Em uma situação de risco, como um desvio brusco ou asfalto molhado, pneus traseiros desgastados podem perder aderência subitamente, fazendo a traseira do carro derrapar e o veículo girar na pista (sobre-esterço). Enquanto uma derrapagem dianteira é mais intuitiva de ser corrigida pelo motorista, a perda de controle da traseira é perigosa e quase impossível de reverter sem treinamento específico.

“Em uma frenagem brusca ou em curvas sobre piso molhado, pneus mais aderentes na traseira são fundamentais para manter a estabilidade e evitar o deslizamento do carro. É o que chamamos popularmente de ‘saindo de traseira’, um movimento difícil de corrigir e que pode causar acidentes graves”, explica Hugo Issao Terazaki, Gerente de Serviços Técnicos na Dunlop Pneus.

Entre as principais razões para manter os pneus novos no eixo traseiro estão:

  • Controle de derrapagem: o eixo traseiro mantém o carro na trajetória correta. Pneus com sulcos mais fundos garantem a melhor expulsão de água e, consequentemente, maior aderência.
  • Dirigibilidade: o motorista atua diretamente nas rodas dianteiras (com o volante), mas não tem controle direto sobre as traseiras. Por isso, elas precisam ser o ponto mais seguro e aderente do conjunto.
  • Estabilidade na frenagem: durante uma freada de emergência, o peso do veículo se desloca para a frente; se os pneus traseiros estiverem mais desgastados, podem travar e causar a perda total de controle.

Trocar em pares é mais seguro

Além da posição correta, a Dunlop recomenda que a substituição dos pneus seja feita sempre em pares, ou seja, os dois pneus do mesmo eixo. Isso garante que o carro mantenha equilíbrio na dirigibilidade, na frenagem e na aderência durante curvas.

Pneus com níveis de desgaste diferentes podem gerar desequilíbrio e comprometer a estabilidade do veículo. “Quando o motorista substitui apenas um pneu, cria-se uma diferença de comportamento entre os lados do carro, o que afeta diretamente o controle em curvas e frenagens”, complementa Hugo.

Outra boa prática é o rodízio de pneus a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros (dependendo do desenho da banda de rodagem), de forma cruzada entre os eixos dianteiro e traseiro. Essa manutenção preventiva ajuda a equilibrar o desgaste dos pneus, prolongando sua vida útil e reduzindo a necessidade de substituição parcial.

Segurança em primeiro lugar

A Dunlop reforça que manter a pressão correta, realizar alinhamento e balanceamento regulares e seguir as recomendações de troca por pares são medidas simples, mas que fazem toda a diferença na segurança e na performance do veículo.

“Mais importante do que escolher o melhor pneu é garantir que ele seja instalado corretamente. É um cuidado que protege não só o motorista, mas todos que compartilham a estrada”, finaliza.

Dezembro de 2025

Sobre a Dunlop – Há mais de um século, John Boyd Dunlop revolucionou o transporte com a invenção do pneu, dando origem à marca Dunlop. Atualmente, como parte do grupo Sumitomo Rubber Industries, a Dunlop figura entre os seis maiores fabricantes de pneus do mundo (ranking “Leading tyre manufacturers” de 2024). Sua sede mundial no Japão abriga um moderno centro de P&D e três campos de prova.

Há mais de um século, John Boyd Dunlop revolucionou o transporte com a invenção do pneu, dando origem à marca Dunlop. Atualmente, como parte do grupo Sumitomo Rubber Industries, a Dunlop figura entre os seis maiores fabricantes de pneus do mundo (ranking “Leading tyre manufacturers” de 2024). Sua sede mundial no Japão abriga um moderno centro de P&D e três campos de prova.

No Brasil, a fábrica da Dunlop em Fazenda Rio Grande (PR) é a mais moderna do país, adaptando a tecnologia às necessidades dos brasileiros. Inaugurada em outubro de 2013, a unidade recebeu um investimento total recebeu um investimento total de R$ 2,45 bilhões, impulsionado por 3 ciclos de expansão de capacidade produtiva. O aporte mais recente, superior a R$ 1 bilhão, foi anunciado em 2021 e concluído no final de 2024, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local. Única fábrica no país a produzir pneus com a exclusiva tecnologia TAIYO (Sun) System – processo sem emendas que garante maior precisão e segurança – e também fabrica os pneus Falken e Sumitomo.

A Dunlop comercializa pneus para carros de passeio, vans, SUVs, pick-ups, caminhões, ônibus e motocicletas. O slogan ‘Quem Tem, Anda Bem’ traduz a promessa da marca de uma experiência de direção segura, tranquila e de alta performance

Para mais informações, visite e acompanhe a Dunlop e a Falken nas redes sociais

Dunlop Brasil:

www.dunloppneus.com.br,  instagram.com/dunloppneusbrasil/,  facebook.com/dunlopbrasi/l.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja