Estudantes, professores e funcionários do Instituto Federal do Ceará-Campus de Tauá, realizaram uma manifestação de protesto, contra o corte de 30% nas verbas para a Educação anunciado pelo Governo Federal na semana passada.
Portando faixas, cartazes e palavras de ordem, a manifestação saiu no Campus do IFCE e foi encerrada na Câmara Municipal onde estava acontecendo a sessão ordinária.
O Presidente da Casa, vereador Valdemar Jr., fez a leitura de um requerimento de apoio aos manifestantes que foi assinado por todos os vereadores presentes, que se comprometeram em mobilizar a bancada federal votada na Região dos Inhamuns para trabalhar em Brasília para reverter o corte de verbas que provocará grande prejuízos na Educação do país.

Diretor do IFCE de Tauá fez pronunciamento na sessão
O professor José Alves Neto, foi convidado pelo Presidente da Câmara à usar a Tribuna do Plenário para expor a situação do Instituto Federal de Tauá com os cortes de verbas determinados pelo MEC.
Em sua fala, o Diretor disse que além das universidades federais, também estão sendo prejudicados 600 Institutos Federais espalhados pelo país. Ele esclareceu que o corte é diferente de contigenciamento e que atingirá também a Educação básica(ensino infantil e fundamental) prejudicando os alunos matriculados nas escolas municipais, diante da falta de recursos para o transporte escolar e alimentação dos estudantes.
A queda no repasse de verbas para o IFCE de Tauá será de R$ 450 mil durante o ano de 2019.
Repórter: Wilrismar Holanda