Ação da Prefeitura Municipal de Quixadá promove inclusão e acessibilidade em um momento marcante para esta juventude

A Secretaria de Esporte, Juventude e Participação Popular da Prefeitura Municipal de Quixadá organizou uma caravana para levar 10 jovens cadeirantes da cidade para tomar banho de mar na capital cearense, na manhã desta sexta-feira (28). A iniciativa faz parte do projeto “Juventude: um mar de acessibilidade” e conta com a parceria do projeto Praia Acessível da Prefeitura de Fortaleza.
De acordo com o secretário de Esporte de Quixadá, Davi Pordeus, “Esse é um projeto inovador que proporciona aos jovens cadeirantes a oportunidade, para alguns, de conhecer e sentir de perto a imensidão do mar. A iniciativa busca romper barreiras e garantir que a mobilidade reduzida não seja um obstáculo para viver experiências que transformam. O projeto nos mostra que é possível construir uma sociedade mais acessível e acolhedora, onde ninguém fique à margem de momentos inesquecíveis”.
O prefeito Ricardo Silveira também destacou a importância da ação, afirmando que “a inclusão e a acessibilidade são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
A caravana foi buscar os jovens em diversos bairros da cidade, a partir das 4h da manhã, em casa ou em algum ponto anteriormente acordado. A saída para Fortaleza aconteceu por volta das 6h. Além de tomar banho de mar, os jovens cadeirantes também foram a uma visita à Caixa Cultural. A Secretaria de Esporte, Juventude e Participação Popular garantiu todo o apoio necessário, incluindo profissionais para translado, alimentação e transporte.
O evento contou com o apoio de várias instituições, incluindo a SG Proteção Veicular, SESC, Secretaria de Turismo de Fortaleza, Quixafrut, Aline Fitness e Associação de Pais e Amigos das Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ).
A ação da Prefeitura Municipal de Quixadá é um exemplo de como a inclusão e a acessibilidade podem ser promovidas de forma eficaz, garantindo que todos tenham a oportunidade de desfrutar das belezas da praia e se sentir incluídos.