Lula chegou hoje ao Ceará onde logo mais participa da convenção do Partido dos Trabalhadores no centro de Eventos, na capital cearense, que deve homologar a candidatura ao governo do estado do deputado Elmano de Freitas.
O PT, partido de Lula vem contando com o apoio e articulação no Ceará do ex-governador Camilo Santana, que deve concorrer ao senado e é o principal articulador da campanha de Elmano. Camilo vem buscando aliados para formar uma forte base eleitoral de apoio a candidatura PTista, e para agradar alguns aliados, mesmo que adversários do PT a nível nacional, pretendia retirar a candidatura a deputada federal de sua ex-assessora Janaína Farias e ceder alguns colégios eleitorais para o deputado federal AJ Albuquerque, bolsonarista e filiado ao PP (Partido Progressista). O combinado ia bem, entre Camilo e o deputado Zezinho, pai de AJ, até chegar ao conhecimento de Lula, que prontamente não aceitou essa retirada de Janaína para agradar um deputado federal que não deve ser de apoio a um futuro governo seu.
O Deputado AJ Albuquerque, filho do deputado estadual Zezinho Albuquerque, já havia afirmado antes que para as eleições de 2022 estaria alinhado ao Partido na esfera Nacional. O PP nacional compõe hoje a base de apoio do Presidente Bolsonaro, inclusive com o Presidente da Câmara, Deputado Artur Lira como sendo principal aliado e defensor do Presidente. Outro forte cacique do PP junto ao Presidente é o Deputado Ciro Nogueira do Piauí.