Com o objetivo de melhoria dos serviços prestados no setor da saúde de Lavras da Mangabeira, o Hospital São Vicente Ferrer (HSVF) realizou em apenas um mês, de fevereiro para março, mais de 200 procedimentos cirúrgicos eletivos no município.
Solicitado pelo Governo Municipal, a iniciativa de realizar cirurgias eletivas acontece desde o mês de fevereiro em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Em apenas três dias (19, 22 e 23 de abril) serão realizadas mais 50 cirurgias oftalmológicas e cirurgias geral.
Segundo informações da direção do HSVP, o prefeito Ronaldo da Madeireira vem realizando um trabalho com a equipe do hospital desde 2022, com o intuito de articular o processo de encaminhamentos, contratos de profissionais e reorganização de escala para o atendimento das cirurgias.
O Prefeito Ronaldo destacou que é uma satisfação para o município poder atender a demanda dos moradores e proporcionar uma qualidade no serviço prestado.
“É uma satisfação imensa para nós que estamos à frente do municio em poder apresentar um serviço público de qualidade que é esse mutirão”. Afirmou Ronaldo.
A expectativa é que sejam realizados cerca de 953 procedimentos cirúrgicos eletivos em cirurgia geral e oftalmológica até o final do ano de 2023. Segundo o diretor do hospital, Dr. Mirialdo Linhares, a realização das cirurgias é um trabalho muito importante para os moradores da cidade não precisarem ir para outras regiões.
“Então é muito importante você ver nossos cidadãos sem necessidade de mais se deslocar para outras cidades e fazendo as cirurgias gratuitamente”. Afirmou.
Além de procedimentos como Colecistectomia, Histerectomia Total, Hernioplastia Inguinal (unilateral e bilateral), postectomia, ooforectomia/ooforoplastia, Laqueadura tubária, apendicectomia, vasectomia e outros, o hospital realiza atendimentos ambulatoriais para avaliação pré-operatória, orientações de cuidados para prevenção a cegueira e orientações pós-operatórias.
Por Edson Gomes