A Secretaria de Saúde de Granja, dia 25 de outubro, em alusão ao Dia Nacional ao Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita (20 de outubro) realizou uma mobilização voltada ao incentivo do diagnóstico e prevenção da Sífilis. Na ocasião foi disponibilizada aferição de pressão arterial e verificação da glicemia para os participantes, bem como, a oferta do teste rápido de sífilis e orientações aos participantes sobre a sífilis, com a presença dos Coordenadores da Secretaria de Saúde e profissionais do NASF. Durante a semana, todas as Unidades de Saúde realizaram no seu atendimento atividades sobre Sífilis com oferta de teste rápido, palestras, etc.
O intuito da mobilização foi conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce, a quebra de transmissão da doença, principalmente, durante a gestação, prevenindo a transmissão de mãe pra filho.
A Sífilis é uma doença grave, apesar de fácil diagnóstico e tratamento, porém, se não detectada precocemente. Hoje a doença é considerada uma pandemia mundial e a mobilização deve ser constante para conscientizar a população sobre o diagnóstico e tratamento precoce.
ACP de Granja