Os aspectos socioeconômicos e ambientais da região dos Inhamuns, localizada no Ceará, foram temas de discurso do deputado federal Genecias Noronha (PMDB/CE), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Entre outros assuntos, o parlamentar destacou o crescimento da produção econômica apesar de enfrentar inúmeras dificuldades, principalmente em virtude das características do semiárido e problemas como a seca.
“Falar do impacto negativo da seca sobre o contexto social, econômico e ambiental da região é abordar apenas uma vertente temática, que não revela toda a riqueza criativa e a capacidade transformadora do sertanejo”, comentou.
O deputado afirmou que deve ser considerada a criatividade dos cearenses na produção de alimentos, sem prejuízo da natureza e adotando medidas diferentes para enfrentar a falta de chuva na região.
“Como o sistema de representação simbólico relacionado à atividade agrícola, em um complexo conhecimento herdado pela tradição e que supera os objetivos defendidos pela mera exploração econômica do meio natural. É nesse contexto que podemos falar do uso sustentável de nossos ecossistemas em que o saber do homem do campo deve ser amplamente valorizado e difundido”, disse Genecias Noronha.