Prêmio Nordeste celebra os melhores da política em noite de prestígio e casa cheia
Prêmio Nordeste celebra os melhores da política em noite de prestígio e casa cheia
previous arrow
next arrow
Notícias Política

Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” será aberta em 17 de junho

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), inicia, nesta terça-feira (17/06), a exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”com solenidade de abertura, às 9 horas.

A mostra tem como objetivo apresentar a história do Poder Legislativo estadual sob diversas perspectivas, tanto a institucional como a da sociedade, de suas discussões, de seus anseios e necessidades. A proposta é a de um olhar que entrelaça os agentes envolvidos, evidenciando a capacidade da Alece atender às demandas que chegam aos representantes da sociedade cearense, possibilitando a discussão dos principais problemas e buscando contribuir para as melhores soluções.

Nesse sentido, a exposição procura refletir como se deram esses processos em relação a fatos que foram marcantes em nossa história – como por exemplo a Abolição da Escravatura no Ceará, o período da Ditadura Civil Militar brasileira (1964/1985), como também em relação ao cotidiano, destacando as demandas sobre temas contemporâneos como o meio ambiente e os direitos da infância e da adolescência.

Assim, procuram-se relatar aspectos sociais, políticos, patrimoniais e o compromisso da Assembleia Legislativa e de seus integrantes, deputados estaduais e servidores, no sentido de construir uma democracia mais sólida e representativa, sob a ótica do Parlamento aberto.

A exposição, que foi construída com diversas parcerias, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), disponibilizará peças táteis, em alguns elementos expográficos, e textos em braille para acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

Dentre os elementos que compõem o cenário da mostra, serão apresentadas peças que fazem parte do acervo do Museu do Ceará, do Instituto do Ceará e do próprio Malce, além de reprodução de obras raras da Biblioteca do Estado do Ceará.

Expediente

Evento – Alece 190 anos: a Casa do Povo

Abertura oficial em 17 de junho de 2025, às 9h

Em cartaz de 17 de junho a 17 de agosto de 2025

Local – Espaço Expositivo do Palácio Adauto Bezerra

Assessoria de Imprensa – Jornalista Edna Pontes

Curadoria – Miguel Francisco dos Santos

Coordenação – Paulo Roberto Nunes

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé Granja Banner do Projeto Santa Quitéria